8.1.08

Nosso Bar

Conhecendo os inúmeros bares e botecos que são batizados com o nome do proprietário, sempre seguido de apóstrofe e um logo de cerveja barata na placa, é por demais pretensão chamar seu estabelecimento de Nosso Bar, agregando propriedade do cliente também, como se este o achasse tão seu quanto o dono.
Creio que para chamar um bar de Nosso, este tem que preencher alguns quesitos básicos: me fazer sentir confortável, sempre chamar algum amigo para ir, aquele que eu sempre me lembro se cogito ir ao bar e ter uma cerveja perfeita. Não sei desde quando o Nosso Bar se chama Nosso Bar, mas posso afirmar que desde a primeira vez que fui não vi um nome mais apropriado.
O Nosso Bar fica dentro do Mercado Municipal de Campinas, em uma das bancas e, dada sua localização, se preocupar com lugar para sentar é por demais subestimar o intuito do local. Os poucos bancos que lá existem às vezes nem são ocupados, sendo preteridos pelo aconchegante e apertado balcão, juntamente com a gritaria dos garçons e das pessoas que estão por ali.
Os garçons são um caso à parte, sempre com um humor peculiar e de um sarcasmo refinado, tirando muito sarro da cara dos clientes que não se importam de maneira alguma, ficando cada vez mais confortáveis, como se estivessem entre amigos. Também possuem conhecimento vasto dos vários tipos de cerveja que o bar vende, o que são cerca de 300, e dão sugestões para clientes interessados em degustações.
A gastronomia não fica atrás, baseando-se em lanches grandes e saborosos; a pedida da vez foi um pastel de bacalhau bem sequinho e com bastante recheio. Para alimentar a alma foram um chopp da Guiness, uma garrafa de Paulaner, uma Sapporo, uma Old Speckle Hen e algumas Originais para não deixar todo o salário lá, afinal, as cervejas importadas não são baratas, variando de R$17,00 a garrafa até R$300 por uma trapista.
Ao final do turno, como em um pub, um sino é tocado e todos sabem que, infelizmente, é hora de ir embora. Interessante é convidar pessoas que nunca foram lá e propor "Vamos ao Nosso Bar?" e o olhar de curiosidade e estranhamento surge até a explicação de que, não, não é nosso, mas vai ser.

Passe lá:
Rua Barão de Jaguara, 988,
Box 2
Centro, Campinas
Tel. (19) 3233.9498
Visitado em 5 Janeiro 2008

Nenhum comentário: