4.2.10

Sushi Ya san

Depois de alguns dias na praia, aquela vontade por comida japonesa bateu forte. Logicamente que sei que na praia não há de se encontrar restaurantes japoneses bons, mesmo considerando o fator de peixe fresco nas redondezas. Mesmo assim, não achei que poderia ser ruim.
Fomos em dois no Sushi Ya San, em Ubatuba, matar a vontade de guiozas, gohan, sushi, sashimi - estava sonhando com um bom atum - e munidos de uma expectativa bem baixa.
O local fica na parte de cima de uma loja de calçados e parece bem intimista `a primeira vista; ambiente todo em madeira, pequeno, luz baixa e som agradável. A garçonete nos deixou escolher a mesa e logo levou o cardápio. Este, não muito variado e extremamente caro nos fez demorar bastante a escolher, decidindo entre um combinado gigante ou pequenas porções.
A demora fez com a garçonete ficasse mal humorada e com certa resistência ao responder nossas perguntas. Coisas como "o peixe está fresco?" ou "com quais peixes vocês trabalham?". Quando a resposta veio "linguado, sororoca e atum" a felicidade tomou conta e decidimos que ao invés de pedirmos o combinado onde podia escolher os peixes e sushis, foi decidido escolher o super mega combinado de quase R$200. O pensamento era "tudo fresco e em bastante quantidade".
Antes que pensem que valorizo a quantidade, posso afirmar que depois do Ryuu, em Campinas, a noção de rodízio ou degustação como chamam agora, foi alterada. Especialmente porque tudo o que como em bastante quantidade, vem em alta qualidade. Fato que não ocorreu no Sushi Ya San, em ambas categorias.
Após o pedido, a garçonete irritada levou os cardápios e esqueceu de oferecer qualquer coisa para beber. Difícil foi chamá-la de volta para conseguir uma água e uma cerveja.
O pedido chegou depois de muita demora - me pareceu que pessoas que lá chegavam para pegar o delivery eram passadas na frente. A fome já era tanta que não houve conversa, somente o comentário do quão fresco os peixes pareciam estar. Ponto para eles.



No mar de salmão que veio, vi 5 fatias de atum. Cinco! Linguado e sororoca estavam lá também e este último foi a única boa surpresa da noite: delicioso, gorduroso e com textura similar ao peixe-prego. O atum, em quantidade de degustação como se fosse um verdadeiro torô, estava fresco e na espessura correta e, logicamente, não matou a vontade.
O sushiman tratava o atum como relíquia em sua área de trabalho, embalando em filme plástico e desembalando, de acordo com o uso. Nos questionamos sobre o pedido do combinado onde podia-se escolher os peixes e depois concluimos que provavelmente não teríamos mais atum, teríamos muitas fatias finas de atum.
As peças de sushi estavam razoáveis, notavelmente sem tempero correto ou cocção adequada, mas não foram as piores que já comi.
Sai de lá na certeza de que havia gastado uma quantia de dinheiro que não se aplicava a qualidade da casa, muito menos ao atendimento, menos ainda a composição do combinado.
E isso porque minhas expectativas estavam baixas.

Passe longe:
Sushi Ya San
Av.Guarani, 736 - Itaguá
Ubatuba - SP
(12) 3832-1405
Aberto de 5a a Domingo, a partir das 19h30

7 comentários:

Anônimo disse...

....Lamentável seu texto..... De fato vc deve ser um daqueles clientes INSUPORTÁAAVEIS..... sou cliente Sushi Ya San a anos, e só tenho a lamentar seu comentario pejorativo..... e em nome ao carinho que tenho a todos que trabalham lá, eu espero realmente que VC PASSE BEMMMMMMMMMMMMMMM LONGE de lá..... de fato não é um ambiente para pessoas como VC!

Anônimo disse...

...engraçado, sou cliente a pelo menos 5 anos e a impressão que tenho é o contrário. Os pratos são excepcionais a quatidade "bate" com o valor por peça de qualquer outro restaurante japonês e acho impressionante a variedade dos sabores. Bom, acho que infelizmente esse post não foi feliz e não condiz com o local que frequento.

Anônimo disse...

se garantem que é bom assim porque não se identificam?? odiei o lugar...

Luciana disse...

Ué vc tbm não se identificou pq???

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Laísa, estou em Ubatuba para o Revellion e comi no Sushi Ya San. Gosto de pesquisar na internet sobre os restaurantes e achei essa critica. Sou de Sao Paulo e já comi em grandes restaurantes como Mori, Jam, entre outros e o Sushi Ya San nao deixa nada a desejar, muito pelo contrario!!!! Esta na minha lista junto com esses que citei acima como um dos melhores restaurantes japoneses que eu já comi. Os peixes estão deliciosos e absurdamente frescos, os pratos muito variados e o atendimento excelente!! Todos sorridentes e super dispostos a atender!! E o valor, para um restaurante que oferece esse serviço e comida de altíssima qualidade, é um mero detalhe e esta dentro do normal.

Anônimo disse...

*reveillon. Bjs Laísa.

Sara disse...

Eu gosto de sushi, então eu acho que eu poderia comer tudo o que eu. E eu espero que um dia eu possa compartilhar o máximo de sushi com meus amigos em restaurantes em itaim bibi