4.2.10

Samurai Mix

É difícil afirmar o que vou afirmar agora, ainda mais depois de ter comido, anos atrás, algo que chamaram de sushi e era, na verdade, alga envolvendo arroz papento e quente envolvendo atum de lata, mas lá vai: o pior sushi e sashimi que já comi na vida está no Samurai Mix.
Amigos me chamaram para acompanhá-los no jantar e lá fui eu, reticente com uma volta ao Samurai Mix (havia ido lá quando inaugurara) mas com vontade.
A casa trabalha, agora, com sistema de rodízio, que é, na verdade, self-service de comida japonesa e chinesa. O preço de R$25 por pessoa é convidativo, assim como questionável. Achei mesmo que a barca era furada, mas entrei na fila.
Primeiramente vi niguiris de atum e uramakis de salmão. O atum me assustou: estava com uma película por cima, parecia charque pela cor e não sei se algum dia vi um peixe tão passado quanto ele. Passei longe.
Dei meia volta, e entrei na fila para ver o buffet desde o começo. Assustador!
Hossomakis de salmão e rúcula empilhados, hot rolls cheio de massa embaixo de uma lâmpada quentíssima e hossomakis de pepino que gritavam com o calor. Seguiam alguma fatias de salmão, também aquecidas, mal cortadas, velhas e com aquela cor medonha. Os rolinhos primavera encharcados de gordura e recheados com muito repolho acompanhavam um molho que não sei afirmar extamente qual era a cor, mas tenho certeza que da receita original só mantiveram o nome.
Na mesma bancada outras frituras nojentas acompanhavam como cebolas empanadas e guiozas fritos. Achei ter visto algo parecido com coxinha por ali, mas preferi não perguntar.
Logo em seguida vi o sushiman cortando o salmão. O medo! Em uma vasilha de plástico ele mantinha diversos filés de salmão, um em cima do outro, escolhia um e fatiava ao lado das horrorosas lâmpadas de aquecimento desnecessário. Não me contive e coloquei minha mão na vasilha de salmão só pra checar a temperatura. E não, não estava fresco. Mas como não queria estragar o jantar dos amigos, apenas disse que estava tudo ok.
A parte a seguir era reservada a comida quente, mas eu já estava saturada só de assistir os pratos até então. Não tive coragem de pegar o shimeji e passei longe daquilo que eles chamaram de yakisoba.
Por fim escolhi dois niguiris de peixe branco, dois ninguiris de salmão, 3 fatias de salmão (as menos mortas), um rolinho primavera, sunomono e um hossomaki de pepino.
Comi o sunomono. Comi um niguiri de salmão e me surpreendi por não ser o salmão a pior parte, mas sim o arroz, que além de mal cozido (grãos moles e grãos duros na mesma peça) estava com cheiro de mofo. Mofo! Segui para o sashimi de salmão e estava assim como eu achei que estaria.
Então, parei.
Ninguém me perguntou porque não queria comer mais, mas continuei a conversar bastante e todos pareciam estar felizes com os pratos.
O que me dói é que o lugar estava lotado. Eu fico imaginado que ou sou chata e exigente demais ou as pessoas não sabem comer. E todos pareciam muito satisfeitos.
Eu fiquei com nojo. E com medo de como aquele buffet estaria as 11 da noite, com as lâmpadas e as frituras.
Da primeira vez que fui e esta, só posso afirmar que a casa conseguiu piorar o que eu já achava péssimo. E se um dia eu voltar, vou ficar bebendo água - se vier gelada desta vez.

Passe longe:
Samurai Mix
Rua Paula Lobo, 57
Campinas - SP
(19) 3251-6400
Aberto de Terça a Domingos e feriados

2 comentários:

Kendi disse...

Boa Noite.
Acredito muito na liberdade de expressão e em criticas necessárias e construtivas.
Toda empresa necessita receber reclamações e elogios, porém isso não dá o direito das pessoas usarem palavras ofensivas que possam prejudicar o trabalho de outras pessoas, que ruim ou bom existem um esforço e comprometimento para realiza-ló.
Não sei qual é a sua formação ou instrução gsatronomica para realizar tal critica mas acho que poderia ser mais educada e ética, se sua profissão está ligada com gastronomia. A casa está sempre cheia e existem problemas como em qualquer empresa também como pessoas que dão a vida para tentar resolver e melhorar a situação do estabelecimento, você falando dessa maneira do trabalho de outras pessoas não ajudará em nada talvez mudando algumas palavras e seu modo de pensar talvez ajude em algo em vez de prejudicar.
A inclusão digital pode acabar com o trabalho de outras pessoas!

Obrigado

Anônimo disse...

Liguei lá para perguntar sobre o almoço e tive um atendimento péssimo! Perguntei sobre os tipos de sushi que faziam e os peixes que usavam, e ela respondeu impaciente "moça, não dá pra eu ficar aqui falando tudo pra vc, TEM MUITA VARIEDADE", eu insisti e ela deu a mesma resposta, e depois praticamente desligou o telefone na minha cara. Acredito que a qualidade de um estabelecimento começa pela atenção que dá a seus clientes. E o do Samurai Mix foi péssimo!